segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Descobrimento da Sexualidade

            
    O descobrimento da sexualidade se inicia basicamente na infância. Mas é na puberdade que os adolescentes começam a entender e buscar o que chamam de ideais, cheios de manias e vivendo de emoções, sempre acham que estão apaixonados por alguém ou por todos(as). Com o passar do tempo e as modificações ocorrendo no corpo dos adolescentes, a rebeldia em casa começa a aparecer, brigas com os pais para ouvir a música do momento, usar a roupa e o cabelo da moda, querendo se encontrar em algum grupo de qualquer maneira. O encontro de identidade é basicamente o mais importante pois é preciso se encaixar em alguma roda de amigos para se sentir ‘aceitável’. Como o corpo está se modificando mexer nele reprimi e até inibe como se as regiões intimas fossem área do pecado, o que realmente não é!
     Quanto mais o tempo passa mais os jovens iniciam uma vida sexual cedo, o que gera bastante conflito, até porque não é agradável uma menina de 12 anos já ter uma vida sexual ativa, pode até ser agradável para ela porém é preciso ter maturidade o bastante. As vezes dentro de casa ela não tem esse tipo de conversa com a mãe e muito menos com o pai, é muito complicado para uma menina contar para os pais que já não é mais virgem, além de ser extremamente vergonhoso não sabemos como começar o assunto com eles e preferimos compartilhar com amigas. Já os meninos são estimulados a começar sua vida sexual bem cedo, pois os pais geralmente machistas apoiam o fato dos filhos homens perderem sua virgindade para mostrar o quão ‘macho’ o filho é, muitas vezes os próprios pais levam os filhos a lugares que possam perder a virgindade com a primeira que aparece. 
     É normal também que ocorra diversos namoros na adolescência, no início a menina acha que vai casar e ter filhos com o primeiro namorado e em menos de 6 meses já está com um terceiro achando a mesma coisa. Os pais devem logo de início tomar as medidas certas, conversarem e passarem aos seus filhos o que é certo e errado, apesar que mesmo dizendo aos filhos eles aprenderam com o passar do tempo, muitas vezes deixando o que os pais dizem para aprender cada um à sua maneira. Proibir namoro é o pior que os pais podem fazer, pois os filhos sempre arrumam um jeito de namorar escondido, e é na maioria das vezes na escola, igreja ou em festinhas que começa a rolar o namoro e após isso a relação sexual. 
Opinião do grupo: Achamos que é bastante saudável namorar desde cedo, mas obviamente tomando todas as precauções devidas, tem que ser bastante maduro e aceitar as coisas que podem vir acontecer. O jovem apesar de bastante distraído é bem sábio e sempre sabe o que faz, porem as vezes pelo fato dos pais proibirem o namoro os adolescentes resolvem fazer tudo escondido e sempre dizem a famosa frase:’’ O PROIBIDO É MAIS GOSTOSO’’, e é com esse pensamento que muitas coisas que não deveriam acontecer com essa idade acabam acontecendo.


Um comentário:

  1. Ei pessoal, tudo bem? Vamos tentar, ao decorrer do trabalho, fazer uma postagem coletiva, com a colaboração de todos.
    Sobre o assunto o tema é mesmo polêmico. Mas não pode ser tratado de forma simples. Lembrem-se que agora vocês tem o poder de influenciar as pessoas com o que escrevem.

    Abraços e até a próxima

    ResponderExcluir